Warning: fileperms(): stat failed for /home/laboratoriodadepressao/www/site/index.php in /home/laboratoriodadepressao/www/site/wp-admin/includes/file.php on line 891
Perguntas Frequentes - Laboratório da Depressão

01

De: Isa

Olá Dr.

Atualmente tomo Lamotrigina, para transtorno de Bipolaridade (100 mg). O Brintelix tb é indicado para Bipolaridade, ou não atua na prevenção de manias? Queria algo para concentração tb.

O Brintellix(Vortioxetina) não é um estabilizador de humor.É um antidepressivo,mas também baixa a ansiedade e melhora a cognição.Não age na concentração.

02

De: LUIS

Boa tarde! Tenho depressão e estou usando o brintellix 10 mg mais bup 150 mg, ambos pela manhã, há 22 dis! Na primeira semana me sentia super bem, mas de uns 10 dias para cá que estou me sentindo um pouco estranho e desanimado! Será que o medicamento não está fazendo efeito?

É preciso aguardar um pouco mais,pois o efeito do Brintellix(Vortioxetina) é evolutivo,ou seja,quanto mais tempo usar,mais efeito vai fazer.

Quanto ao uso de Bupropiona junto,não recomendo,pois pode induzir uma síndrome que não fará bem para sua saúde.

03

De: Jane

Dr., qual medicamento eu poderia associar com a Lamotrigina para melhorar a concentração, já que a Ritalina não é indicada?

Existe um medicamento chamado Venvanse(lisdexanfetamina) que pode ser associado a Lamotrigina sem prejuízo para sua saúde,mas deve ser receitado e acompanhado por um médico especialista.

Converse com o seu a respeito.

04

De: Helene

Boa tarde Dr. Nei e equipe . A iniciativa de questionamentos e respostas é admirável e útil . Obrigada . Sou depressiva cronica , assim não há episódios de depressão, mas momentos de maior tristeza ou menor, compatível e suportável no dia a dia . No momento estou em uso de brintellix 5mg + lexapro 5mg . O brintellix melhorou a cognição , porém , mesmo com a associação dos dois medicamentos, permaneço desanimada , sensação de cansaço permanente. Será que o lexapro é a melhor associação para o brintellix ? Anteriomente tomei o brintellix na dose de 10mg sozinho , porém a irritabilidade e insônia eram uma constante , talvez indicativa do mal controle da depressão . Agora , esse sintomas melhoraram mas me sinto mais hipoativa . Alguma sugestão ?

A dose ideal do Brintellix(Vortioxetina) é de 10 mg.Este ano teremos a apresentação de 20 mg também.

A associação com Lexapro(Escitalopram) está indicada nesta dosagem para potencializar o efeito antidepressivo.

05

De: Gabriela

Bom dia Dr., eu tomava venlafaxina durante 3 anos, mas durante esse tempo eu engordei muito e tinha muito sono. Então meu médico resolveu trocar para Britellix, uma medicação nova, que ainda pesquisando na net nao tem muitos detalhes, ja faz 4 meses q estou tomando e sinto uma queimação no estomago depois q eu tomo antes de dormir. O Remedio pode estar causando isso? tambem não vi melhoras e diferença do venlafaxina, apenas o preço. Obrigada.

São medicamentos bem diferentes.Não costumam dar dores como a azia a que se refere,mas já vi acontecer e sempre que isto ocorre troco para medicação líquida.

O Brintellix(Vortioxetina) e a Venlafaxina não existem em formulações líquidas.

Talvez uma alternativa seja o Lexapro(Escitalopram) que tem apresentação em gotas e evita este tipo de sintoma.

Converse com seu médico a respeito.

06

De: Lu

Dr o senhor falou que alprazolam causa dependência e danos ao celebro, qual que poderia ser tomado no lugar dele? Uso para dormir, pois a um ano tive uma crise ansiedade e custou pânico , daí em diante não consigo ficar sem ele, e agora estou tomando venlafaxina pela manhã. ( Relatei um problema antes desse que estou mandando agora)

Como você mesmo disse,não pode mais ficar sem ele.Isto é a dependência.

Não sei a dose que usa,mas a retirada deve ser lenta,0,25 mg a cada 10 dias para evitar a abstinência.

07

De: Maria

Faço tratamento há 14 anos pra depressão e TAG, já tomei muitos medicamentos e agora o médico prescreveu Brintellix e Sonebom? Gostaria de.sabem.de.sabem.em. qto tempo a.medição começa a mostrar. Os efeitos? O médico disse q seria em torno de um mês e queria saber quais são as principais vantagens do brintellix. Obg

O Brintellix(Vortioxetina) é um novo antidepressivo.Além disto baixa a ansiedade e melhora a cognição.

Seu efeito inicia em torno de 2 semanas e o efeito máximo se dará em média em 30 a 45 dias.

Espere este período e avalie junto a seu médico.

08

De: Fabiola

Boa tarde dr Nei. Muito obrigada pela sua atenção. Eu tomava Lexapro até dezembro do ano passado, mas teve o efeito cortado. Para me ajudar a sair da terrível depressão em que caí o médico receitou Venlift Od. O problema é que desde que comecei a tomar esse remédio dependendo do alimento, meu estômago dói de maneira insuportável. Não consigo ficar dois dias sem tomar para saber, mas é possível que um remédio ataque tanto o estômago? Mesmo tomando pantoprazol Fiz exame de endoscopia e só apareceu aquela bactéria H pylori. O resto tudo bem. A questão é: o senhor teve algum caso de paciente que teve problemas no estômago? Isso pode acontecer com Venlafaxina? Uma dor terrível. Sinto medo de comer e já estou emagrecendo bastante.

É raro,mas pode acontecer.

Nestes casos indico medicação líquida,mas a Venlafaxina não tem nesta formulação.

O Lexapro(Escitalopram) tem em formulação de gotas e talvez seja uma opção para evitar estas dores abdominias desagradáveis.

09

De: Pedro

Bom dia Dr Nei
Eu tive meu primeiro episodio de depressão aos 18 anos, fui tratado com anafranil, e apesar dos vários efeitos colaterais fiquei bom de novo ate os 23.
De lá para cá (tenho 48) tem sido uma luta incansável, depressão, síndrome do pânico (já superada) e ansiedade.
Hoje a minha medica me trata como bipolar 2, apesar de nunca ter tido sequer um leve episodio de mania, apenas tenho fases de maior irritabilidade (pavio curto).
Testamos n medicamentos e combinações e nada realmente funciona, sempre os efeitos colaterais muito mais intensos que algum ganho.
Ja tomei o brintellix mas nao suprtei a coceira, tinha vontade de arrancar a pele, mesmo tomando anti alérgico junto.
Hoje eu por conta própria voltei a 7 gotas de escitalopram (reconter) e 500 de depakote ER, mais rivotril e zolpidem, com isso vou levando a vida nao fico tao ruim mas nao fico bom.
Sugeri a doutora tentarmos um dos únicos q nao usamos Valdoxan mas ela falou que nao me ajudaria em nada.
Ou seja ela ja decidiu que sou dos 6% que nao respondem a medicações.

O que o senhor acha? concorda com ela?

O Valdoxan(Agomelatina) não é um bom medicamento para ansiedade.É um excelente antidepressivo.

Existem várias medicações que pelo que li no seu relato não foram tentadas e poderiam lhe ajudar.

Talvez uma segunda opinião seja necessária.

20

De: ROBERTO

Tenho Síndrome Pânico com extrema ansiedade. Quando fico ansioso o sintoma é direito com enrijecimento no pescoço e uma sensação de formigamento próximo a nuca. Foi receitado Venlift OD 37,5mg por 15 dias e depois 75mg. Usei nessa dose por 25 dias sem sucesso. O Psiquiatra trocou a medicação pelo Escitalopram - 10mg. e Rivotril 6 gotas para a insônia. Fico relaxado na cama, mais não durmo e quando adormeço é apenas por 4 horas. O que pode sugerir? Obrigado.

O Venlift(Venlafaxina) na dosagem de 75 mg não ajuda muito na ansiedade.O Escitalopram pode ajudar,mas recomendo que use o original que se chama Lexapro e deve ser usado pela manhã.

Quanto ao uso de Rivotril(Clonazepam) sempre digo que este tipo de medicação não deve ser usada de maneira fixa.Somente quando necessário,pois causa dependência e afeta a memórioa recente.

2015 - Todos os direitos Reservados